Indicadores de Desempenho (KPIs) para construtoras


Indicadores de Desempenho (KPIs) para construtoras

No setor da construção civil, a avaliação de desempenho é uma atividade de extrema importância. É a partir dela que os gestores conseguem entender o que pode ser melhorado e o que vem dando certo e, assim, otimizar os processos – sobretudo no canteiro de obras.

Em um segmento que lida com tantas variáveis, isso se torna ainda mais crítico. E, por isso, construtoras e incorporadoras devem saber como definir e monitorar os principais indicadores de desempenho.

Essas métricas norteiam a atuação da empresa e ajudam a estabelecer padrões de qualidade essenciais (da gestão à execução) para a competitividade e sucesso do negócio.

A seguir, vamos entender o que de fato são os indicadores de desempenho, porque eles são tão importantes e quais devem ser acompanhados. Boa leitura!

O que são indicadores de desempenho?

Indicadores de desempenho, ou simplesmente KPIs (Key Performance Indicators) são métricas para mensurar e avaliar a performance de uma determinada estratégia, campanha ou ação.

Quando falamos especificamente do ramo da construção civil, os indicadores de desempenho podem ser utilizados nas mais diferentes frentes. Isso inclui desde tarefas administrativas à execução dos projetos, isto é, os processos construtivos em si.

Os KPIs ajudam a entender se os prazos estão sendo cumpridos, se os recursos estão sendo bem empregados, se existem gargalos na operação, onde essas falhas acontecem, entre outras coisas.

Em uma perspectiva gerencial, também permite a avaliação de cada setor da empresa e de até mesmo de cada profissional.

Leia mais: Indicadores de performance estratégica: por que é preciso alinhar processos, pessoas e ações?

Com isso, eles se tornam uma ferramenta indispensável para assegurar que padrões de qualidade estabelecidos e pretendidos pela empresa sejam cumpridos fielmente e para avaliar a performance dos times e promover uma gestão mais efetiva, eficaz e estratégica.

Além disso, os KPIs para construtoras são fundamentais para criar parâmetros de comparação com a concorrência. Afinal, indicadores amplamente utilizados por várias empresas, servem como referência para o setor. Reunimos neste infográfico os 9 principais indicadores de performance usados por construtoras de sucesso.

Na construção civil, as empresas lidam diariamente com um extenso volume de dados e variáveis que precisam ser monitorados para que se possa avaliar o desempenho do negócio.

Pensando nisso, criamos o infográfico Indicadores de performance: descubra os mais usados por construtoras de sucesso, que traz 9 das principais métricas que os gestores devem analisar para garantir o crescimento do seu negócio. Confira!

Qual a importância dos indicadores de desempenho para construtoras?

Como vimos, rastrear e monitorar os principais indicadores de desempenho são processos-chave para uma abordagem holística de gestão, ou seja, ter uma visão integral de toda a empresa para o aprimoramento das operações e rotinas.

Ao possibilitar, por exemplo, a identificação de possíveis gargalos e falhas, os KPIs ajudam a reduzir o tempo de resposta a problemas em estágio inicial ou aqueles que foram identificados por previsibilidade. Assim, a empresa pode atuar precocemente, mitigando os efeitos dessas ocorrências e evitando que elas se tornem em crises maiores.

Da mesma forma, ao jogar luz sobre pontos de melhoria, os indicadores facilitam o reconhecimento e aproveitamento de oportunidades, seja para aprimorar processos ou para novos negócios.

E, tratando-se da atuação de construtoras e incorporadoras, os indicadores de desempenho são usados para as mais diversas atividades, sejam elas de operação ou de alta gestão, por exemplo.

Em um aspecto gerencial, eles colaboram para uma melhor gestão financeira, ajudando a entender o fluxo de recursos da empresa, auxiliando a identificar quais são as fontes de receita mais estratégicas e importantes, e, por outro lado, onde ela poderia reduzir gastos para potencializar investimentos ou aumento de caixa.

O fluxo de caixa é um ótimo exemplo de dado que serve como um indicador de desempenho financeiro

O cronograma de execução e entrega dos projetos é outra área afetada positivamente pela medição. Isso porque os KPIs propiciam um entendimento mais preciso sobre o andamento de uma obra, qual o percentual de obra executada vs. orçamento despendidoe o tempo necessário para concluir os trabalhos com a qualidade exigida em cada etapa do processo de construção.

Sendo assim, os indicadores são mais do que uma mera ferramenta. São elementos essenciais para orientar a tomada de decisões na direção dos objetivos estratégicos do negócio, promovendo, para isso, um alinhamento de processos, recursos e pessoas nos níveis estratégico, tático e operacional para alcançá-los.

Quais são os principais indicadores de desempenho?

Durante a execução de um projeto, são inúmeros aspectos que devem ser monitorados e acompanhados. No entanto, uma pesquisa do IDC InfoBrief 2021 (The State of Data Strategies in Construction) trouxe que quase 50% dos dados gerados durante a execução de um empreendimento são ignorados para fazer análises atuais ou para o planejamento das próximas obras.

Ou seja, oportunidades de melhoria contínua e de ter maior controle financeiro podem ser perdidas em construtoras e incorporadoras que não possuem um planejamento para tomarem decisões baseadas em dados.

E quando se trata de indicadores de desempenho, não se pode querer abraçar o mundo. Pelo contrário: a empresa deve definir aqueles que realmente são relevantes para garantir o sucesso da empreitada.

É imprescindível que os KPIs escolhidos sejam verdadeiramente mensuráveis e que gerem algum impacto no processo como um todo. Além disso, eles devem ter uma periodicidade, o que é importante para garantir a realização de uma análise periódica dessas métricas.

Para que tudo isso ocorra da maneira adequada, é preciso estabelecer um sistema de gestão de indicadores. Seu objetivo é planejar e controlar o que deve ser acompanhado, sempre tendo em vista os objetivos e as metas do negócio.

Isso é necessário para se determinar qual o estágio atual da empresa, aonde se pretende chegar e como chegar lá. Tudo isso levando em conta um prazo realista e factível, bem como as variáveis que podem influenciar nas entregas.

Como Juli Schneider comentou sobre a importância dos indicadores na Live sobre Cultura de Alto Desempenho, “é como se os indicadores nos dessem um Norte. Eles vão apontar para onde a gente está indo. Então quando a liderança fecha uma meta com o seu time, é como se estivesse falando: ‘olha, pessoal, é para lá que a gente vai’”. 

Leia mais: Planejamento de metas na construção civil: táticas para medir o avanço e traçar novas rotas

Isso posto, podemos agrupar os principais indicadores de desempenho para construtoras em 4 principais categorias. São elas:

Indicadores de desempenho operacionais

Os indicadores operacionais geralmente referem-se a métricas a curto prazo e, como o nome sugere, relacionam-se às operações da empresa. Por isso, envolvem os diferentes setores e seus colaboradores, que devem se engajar para contribuir com o atingimento das metas do negócio.

São esses indicadores que permitem, por exemplo, avaliar o desempenho de um único indivíduo. No entanto, geralmente, são utilizados com outros objetivos, como identificar fontes para a redução de despesas ou possíveis falhas nos processos.

Exemplos de indicadores operacionais de desempenho:

  • Peças produzidas por dia ou hora;
  • Receita gerada por hora trabalhada;
  • Tempo de inatividade do equipamento ou da mão de obra.

Indicadores de desempenho de qualidade

São os indicadores utilizados para entender e aferir a qualidade das entregas. A ideia é identificar possíveis falhas nos processos, desvios e gargalos que possam levar a defeitos, retrabalhos ou produtos fora do padrão esperado – o que, por sua vez, pode gerar insatisfação do cliente final.

Sendo assim, os indicadores de desempenho qualitativos são fundamentais para o cumprimento do planejamento orçamentário e do cronograma de cada projeto.

Por óbvio, também são importantíssimos para melhorar o nível de qualidade das entregas, atingindo um ponto ótimo de equilíbrio da qualidade com os custos e investimentos.

Entre os indicadores de qualidade podemos destacar:

  • Eficiência: refere-se à produtividade, ou seja, à quantidade de recursos necessários (materiais, humanos, financeiros etc.) para a execução do projeto dentro dos padrões de qualidade esperados. 
  • Eficácia: está relacionado ao sucesso na realização do projeto, isto é, os resultados que foram alcançados – incluindo o grau de satisfação dos clientes.
  • Efetividade: combina a eficiência com a eficácia, mensurando se os objetivos traçados foram alcançados. Tem relação direta com a lucratividade do negócio.
  • Atendimento: trata da relação direta com o consumidor no pós-venda, incluindo a capacidade de fidelização dos clientes.

Indicadores de desempenho estratégicos

Esses indicadores relacionam-se ao planejamento estratégico da empresa, ou seja, oferecem uma visão a longo prazo do negócio. E isso inclui sua missão, seus valores, sua visão e seus propósitos estabelecidos e como eles apontam para o futuro da organização.

As métricas devem ser definidas com base tanto em uma análise interna da empresa (suas metas, o capital humano, capacidade de inovação etc.) quanto do cenário externo, isto é, seus concorrentes, o mercado e a situação macroeconômica.

Sendo assim, os indicadores estratégicos de desempenho têm o papel de ajudar a averiguar se a organização está alcançando seus objetivos estratégicos. Isso geralmente é avaliado com ferramentas como análise SWOT, Balanced Scorecard, entre outras.

Alguns exemplos de indicadores estratégicos incluem:

  • Grau de satisfação dos clientes;
  • Retorno sobre o investimento (ROI);
  • Market share;
  • Reconhecimento de marca;
  • Faturamento e lucratividade.

Indicadores de desempenho táticos

Os indicadores táticos são utilizados para avaliar se a empresa está atingindo suas metas principais. Trata, portanto, da relação entre o plano de ação e o planejamento estratégico da organização.

Por exemplo: se o objetivo de uma empresa no longo prazo for sua expansão para a região Norte do país, então os indicadores táticos entram na definição do que pode ser feito (e, portanto, o que deve ser monitorado) para se chegar lá.

Para isso, são definidas métricas que ajudarão a determinar se as ações colocadas em prática em cada setor estão contribuindo ou não para a conquista dos objetivos macro do negócio.

Se os indicadores operacionais refletem uma visão a curto prazo, e os indicadores estratégicos miram o futuro a longo prazo, os táticos dizem respeito a conquistas no médio prazo.

Entre os indicadores táticos de desempenho temos:

  • Custo de aquisição de clientes (CAC)
  • Taxa de churn
  • Ciclo de vendas
  • Rotatividade de funcionários

Fale com um dos nossos especialistas e veja como o Hinc pode ajudar a sua construtora definir indicadores de desempenho que ajudem o seu negócio a prosperar!