Blog |
Dados

O uso de dados para redução de custos na construção civil

07.06.2023
redução de custos na construção civil

Assim como em outros setores produtivos, a redução de custos na construção civil é essencial. Identificar e eliminar fontes de despesas desnecessárias é, em grande parte, o que vai garantir a sustentabilidade dos negócios e a competitividade da empresa.

No entanto, é preciso que o corte de gastos seja feito com inteligência e planejamento. Afinal, a construtora deve identificar precisamente quais custos podem ser eliminados ou reduzidos e onde está havendo desperdícios. Caso contrário, corre-se o risco de comprometer as atividades da empresa.

Felizmente, existem ferramentas que facilitam essas tarefas. A partir da coleta e análise de dados, elas fornecem insights que embasam uma tomada de decisão muito mais estratégica e assertiva.

A seguir, vamos entender como os dados podem ser utilizados para a redução de custos na construção civil e por que o acompanhamento de indicadores é tão importante. Boa leitura!

Quais dados acompanhar para garantir a redução de custos na construção civil 

Dados são o principal insumo para uma gestão de alto desempenho e para a tomada de decisões estratégicas. Ao implementar uma cultura data driven, as construtoras ampliam sua capacidade de análise e tornam a gestão muito mais objetiva e focada.

Um dos grandes trunfos de se trabalhar com dados é que, com o tempo, a empresa cria um histórico que permite realizar comparações e identificar flutuações e sazonalidades.

Com esse histórico, é possível descobrir, por exemplo, a quantidade de material necessário para cada fase da obra. Essa simples informação impacta nos prazos de entrega de insumos e nos custos da construção.

Os dados também ajudam a identificar a capacidade produtiva dos diferentes times. Assim, é possível traçar ações para aumentar a produtividade e estabelecer cronogramas de ação de acordo com a realidade da empresa.

Mas quais dados acompanhar? Existem três grupos de indicadores que são fundamentais para a garantir a redução de custos na construção civil. São eles: indicadores de projeto, indicadores de produtividade e indicadores financeiros.

Indicadores de projeto 

Os indicadores de projeto ajudam a entender o andamento de uma obra. Isso envolve prazos, uso de recursos, ocorrências de falhas, entre outros. Acompanhar esse tipo de métrica é fundamental para assegurar os padrões de qualidade e avaliar a performance das equipes.

Entre o que pode ser acompanhado, destacamos:

  • Acidentes e afastamentos;
  • Atrasos (na execução, de fornecedores etc.);
  • Consumo e desperdício de recursos;
  • Cronograma;
  • Falhas e retrabalhos;
  • Impactos ambientais;
  • Materiais entregues com defeito, fora do padrão ou em quantidade errada;
  • Orçamento;
  • Qualidade;
  • Segurança.

Ouça: [Hinc Talks] Indicadores e Gestão Comercial

Indicadores de produtividade

Os indicadores de produtividade, tratam da relação quantitativa entre os recursos empregados e as entregas. São indicadores relacionados à capacidade produtiva do time ou de um equipamento específico, ajudando a identificar possíveis pontos de melhoria que impactam diretamente nas entregas.

Eles incluem os indicadores operacionais, que são aqueles atribuídos às pessoas no dia a dia da empresa e o que elas fazem/produzem diariamente.

Também envolvem os indicadores de eficiência, que medem a quantidade de recursos necessários (materiais, humanos, financeiros e tempo) para que o projeto seja executado dentro dos padrões de qualidade e do cronograma esperados.

Leia mais: Indicadores de performance estratégica: por que é preciso alinhar processos, pessoas e ações?

Indicadores financeiros 

Já os indicadores financeiros, ajudam a analisar a situação financeira da empresa e a medir seu desempenho. Por óbvio, são um dos mais importantes para a redução de custos na construção civil, uma vez que permitem identificar cada fonte de despesa.

Existem muitos indicadores financeiros que podem ser acompanhados. No entanto, vale destacar a importância do fluxo de caixa. Ele mostra o saldo entre as entradas e saídas do caixa da empresa, detalhando cada recebimento ou pagamento e quando eles foram feitos.

Outros dados financeiros para monitorar:

Leia mais: Tudo o que você precisa saber sobre previsibilidade financeira na construção civil

Como o BI ajuda a acompanhar indicadores na construção civil

Um dos grandes aliados para a redução de custos na construção civil é o Business Intelligence (BI). Trata-se de um conjunto de processos que permite utilizar os dados que a empresa tem à sua disposição para embasar sua tomada de decisão.

Com o BI, as construtoras podem acompanhar todos os principais indicadores financeiros e de projeto. Com dados relevantes em mãos, fica mais fácil fazer um planejamento mais assertivo .

Com isso, o BI não só ajuda a identificar possíveis desperdícios e gaps de processo como também otimiza a alocação de recursos, melhorando a operação e reduzindo perdas, atrasos e, por consequência, custos.

A implementação do Business Intelligence, porém, vai além da escolha da melhor ferramenta. É fundamental contar com uma metodologia de gestão por trás da solução, que permita estabelecer planos de ação e criar uma cultura de alta performance na empresa.

Criamos um material gratuito com tudo o que você precisa saber sobre o Business Intelligence (BI) na construção civil.

O Hinc é uma ferramenta focada na gestão de alto desempenho para a construção civil. Por meio de dashboards de BI, é possível acompanhar os indicadores mais relevantes para a empresa de forma ágil e compreensível.

Trata-se também de uma solução focada na gestão de planos de ação. Dessa forma, o Hinc ajuda os negócios a executar, acompanhar e gerenciar seu planejamento estratégico.

Conheça a nova versão do Hinc e saiba como nossa plataforma pode ajudar a sua empresa a reduzir custos e otimizar a gestão!

Autor

Pesquise:

Quer uma gestão mais eficiente?

Converse com nossos especialistas e entenda como o Hinc pode se adaptar às suas necessidades.

Hinc Insights

Conteúdos mensais sobre liderança, dados, engenharia e finanças escritos por especialistas.