O acompanhamento de métricas, como o indicador de rentabilidade, é um passo essencial para o sucesso das empresas da construção civil.
Os diferentes índices de rentabilidade ajudam na gestão financeira do negócio, indicando a capacidade da construtora ou incorporadora em gerar retorno a partir de um investimento ou ativo.
Sem esse conhecimento, a empresa caminha no escuro. E isso pode levar a surpresas que comprometem sua saúde financeira.
Por esse motivo, essas métricas são importantes norteadores de decisão, não só para as próprias empresas como também para investidores.
A seguir, vamos entender mais sobre os indicadores de rentabilidade e sua importância na construção civil. Boa leitura!
O que é índice de rentabilidade?
O indicador de rentabilidade é um conjunto de métricas que avalia o retorno financeiro da empresa.
Em outras palavras, ele mede se o negócio tem gerado retorno financeiro e consegue manter as contas no azul.
Esse índice pode ser utilizado para analisar áreas específicas da organização, envolvendo seus ativos, investimentos e patrimônios.
Com isso, ele possibilita uma visão 360º dos diferentes departamentos. Entre outras coisas, isso traz mais clareza em relação à necessidade ou não de corrigir rumos e estratégias para manter ou aumentar a lucratividade.
O monitoramento e análise do indicador de rentabilidade é fundamental para guiar a tomada de decisões e averiguar a eficácia das ações colocadas em prática.
Além disso, como se trata de um importante parâmetro de credibilidade, também serve para influenciar o comportamento de investidores.
Com dados quantitativos em mãos, eles conseguem avaliar se vale a pena ou não aplicar recursos na empresa.
Assim como outros KPIs, os índices de rentabilidade ajudam na identificação de possíveis gargalos que podem causar queda na lucratividade.
Também facilitam o reconhecimento de ações que vêm funcionando para aumentar o retorno financeiro.
Quais são os principais indicadores de rentabilidade na construção civil?
Existem muitas métricas que podem ser utilizadas para aferir o índice de rentabilidade do negócio. A seguir, vamos conhecer algumas das mais utilizadas no mercado:
Retorno sobre investimento (ROI)
O retorno sobre investimento (ROI) mede os ganhos (ou perdas) conquistados a partir de certo recurso investido.
Esse é um indicador-chave para determinar o que vem funcionando e o que precisa ser melhorado. Isso porque ele proporciona uma visão geral do panorama financeiro que permite aperfeiçoar estratégias.
Para calcular o ROI, é possível usar a fórmula:
ROI = (ganho obtido – investimento inicial) / investimento inicial
Margem de lucro
Os índices de margem de lucro buscam calcular alguns elementos:
- Margem operacional: lucro obtido em cada venda (produto ou serviço), sem considerar gastos, despesas e impostos. Para calculá-la, basta dividir o lucro operacional pelo número de unidades vendidas (ou serviços prestados).
- Margem líquida: lucro líquido (real) aferido após a dedução dos custos. Nesse caso, o cálculo é feito a partir da divisão do lucro líquido pela venda líquida, multiplicando o resultado por 100.
- Margem bruta: cálculo feito a partir do faturamento da empresa, descontando-se os custos variáveis. Essa conta revela o valor em caixa após o pagamento de tributos, fornecedores, entre outros. Para encontrar esse valor, basta dividir o lucro bruto pela receita líquida.
Payback
O payback é uma métrica que indica o tempo necessário para que os rendimentos do negócio se igualem ao investimento inicial.
O objetivo é dar uma maior previsibilidade aos gestores em relação à recuperação do valor aplicado em um projeto ou na empresa como um todo.
Para calcular o payback, é necessário ter o fluxo de caixa muito bem registrado. Isso inclui não apenas os investimentos, mas todas as despesas (operacionais, administrativas, com pessoal etc.).
O cálculo se dá pela fórmula:
Payback = investimento inicial / resultado médio do fluxo de caixa
Retorno sobre ativos (ROA)
O ROA indica os retornos obtidos a partir dos ativos da empresa (bens e direitos). Ele facilita a análise sobre o ritmo de crescimento, estagnação ou retração do negócio.
Para calcular esse indicador de rentabilidade, podemos usar a fórmula:
ROA = (lucro líquido / valor do ativo) x 100
Retorno sobre capital
Este indicador demonstra se a empresa precisa usar seu capital para manter-se no azul ou se vem obtendo retorno sobre seus investimentos. Isso inclui os recursos aplicados por outras pessoas e empresas.
Essa métrica é comumente utilizada para investidores e parceiros, mostrando que a empresa é rentável e, portanto, um investimento seguro.
O índice é calculado da seguinte forma:
Retorno sobre capital = (lucro líquido / patrimônio líquido do negócio) x 100
Como calcular o indicador de rentabilidade?
A rentabilidade de uma empresa é calculada a partir da divisão do lucro pelo capital investido em um determinado período.
Como vimos, existem diversas métricas que compõem o índice de rentabilidade, e cada uma delas possui diferenças e particularidades. Dependendo do momento e da necessidade, pode-se utilizar uma ou outra.
Seja qual for o indicador de rentabilidade utilizado, é fundamental ter as contas organizadas e separar todos os demonstrativos financeiros.
Afinal, é necessário contar com dados claros e concretos para que os cálculos possam ser feitos da maneira adequada e confiável.
Como acompanhar indicadores de rentabilidade?
Com a necessidade de gerir tantas informações financeiras, construtoras e incorporadoras precisam do auxílio de ferramentas que ajudem a coletar e analisar esses dados para transformá-los em conhecimentos.
Os dashboards de BI (Business Intelligence) centralizam os indicadores mais importantes – incluindo os índices de rentabilidade – em um único lugar. Com isso, eles facilitam a interpretação e análise das informações, fornecendo uma visão global dos aspectos financeiros da empresa.
Outro diferencial dos dashboards é a forma como as informações são apresentadas. O usuário pode explorá-las em diferentes camadas de profundidade, além de poder fazer análise virtuais que torna mais fácil entender a correlação das métricas e sua evolução ao longo do tempo.
O resultado é uma maior eficácia, principalmente na questão financeira, a partir de uma gestão data driven. Com mais agilidade e uma melhor tomada de decisão, as empresas da construção civil conseguem manter-se saudáveis financeiramente e, sobretudo, competitivas.
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