Blog |
Projetos Eficientes

Método PDCA: por que esse ciclo é indispensável para seus projetos?

09.05.2024
método PDCA

O método PDCA é um recurso que auxilia as empresas da construção civil a superar os desafios internos comuns que surgem ao longo do caminho, como metas não alcançadas, processos ineficientes e dúvidas no lançamento de um novo empreendimento.

Do escritório ao canteiro de obra, essa metodologia de gestão pode proporcionar ganhos relevantes para o setor em termos de produtividade, eficiência e, sobretudo, competitividade.

Baixe agora: E-book | Conheça os pilares de um plano de ação

O que é o método PDCA?

O método PDCA, também chamado de ciclo PDCA, é uma metodologia de gestão utilizada para promover a melhoria contínua de processos e a solução de problemas.

Para isso, essa ferramenta se baseia em quatro ações:

  • Plan (Planejar);
  • Do (Fazer);
  • Check (Checar);
  • Act (Agir).

O método PDCA busca auxiliar a empresa na identificação de falhas e gargalos e das suas causas, bem como na definição de como solucioná-los.

Trata-se, portanto, de um processo focado na qualidade e eficiência, que permite que as rotinas sejam executadas de forma mais simples, ágil, com menos custos e sem que haja comprometimento à qualidade.

Além disso, por ser iterativo, o ciclo PDCA permite que, a cada repetição, seja possível alcançar resultados diferentes. Os aprendizados e benefícios são cumulativos e complementares para o ciclo seguinte, o que ajuda a manter a empresa em constante evolução.

Qual a diferença entre o ciclo PDCA e o ciclo PDSA?

O método PDSA consiste em uma adaptação do ciclo PDCA, substituindo a letra C (check ou checar) por S (study ou estudar). A ideia é aprofundar a etapa de verificação, reforçando sua importância analítica, e não apenas de conferência dos dados.

Como o mercado tem cada vez mais se voltado para a análise de dados para embasar a tomada de decisões, atualmente, o PDSA é entendido como uma evolução natural do PDCA. Afinal, com mais dados à disposição das empresas, o processo se torna mais analítico.

Por que adotar o PDCA na construção civil?

O método PDCA é uma das ferramentas de gestão mais simples e eficazes atualmente. Ao criar um ciclo de quatro fases, ele permite o planejamento de processos, a antecipação de falhas, a execução de planos de ação e a solução de quaisquer problemas que venham a surgir, apontando as adequações necessárias para o ciclo seguinte.

Importante destacar que isso só é possível porque essa metodologia trabalha com a mensuração de resultados. Isto é, ela se baseia em dados concretos para medir as ações estatisticamente. E isso é fundamental para que se possa avaliar erros e acertos de acordo com informações objetivas.

Na construção civil, o método PDCA pode ser utilizado, principalmente, para aumentar a eficiência e a produtividade nas atividades no canteiro de obras.

Nesse caso, ele não só permite um melhor controle do cronograma do projeto, como também colabora para a identificação de contratempos, redução de riscos e prevenção de erros – incluindo aqueles que podem comprometer a segurança dos trabalhadores

Isso permite que construtoras e incorporadoras consigam, entre outras coisas, reduzir desperdícios e atrasos, dois dos grandes gargalos enfrentados pelo setor. Com isso, consegue-se reduzir os custos das obras de forma embasada e aumentar a lucratividade do negócio.

Outros motivos que sustentam a indicação da adoção do método PDCA por construtoras e incorporadoras e que valem a pena ser citados são:

  • Mais eficiência no planejamentos de obras;
  • Melhor controle sobre o cronograma de obras;
  • Elaboração de orçamentos mais precisos;
  • Melhoria na gestão de materiais e, consequentemente, no processo de compras;
  • Monitoramento e avaliação da produtividade no canteiro de obras;
  • Melhor controle de qualidade em cada etapa;
  • Sistemas otimizados de análise de riscos e prevenção de acidentes;
  • Redução da burocracia das obras.

Leia mais: Como o Hinc e o Sienge ajudaram a otimizar a gestão da Dimas Construções

Quais são as etapas do ciclo PDCA?

As quatro etapas que compõem o método PDCA são:

Planejar

Todo processo deve começar com um bom planejamento. Nesta fase, serão identificados os desafios e problemas e definidas as metas e o plano de ação para alcançá-las. Aqui, é importante que se estabeleçam expectativas claras em relação aos resultados.

Outro ponto-chave no planejamento diz respeito à definição dos indicadores de desempenho (KPIs). São essas métricas que vão ajudar a quantificar e qualificar cada ação e indicar se os resultados esperados estão sendo alcançados. 

Por fim, esta etapa também deve abranger os procedimentos e as metodologias que serão utilizadas para encontrar a solução para o problema ou desafio identificado.

Fazer

A segunda etapa do método PDCA consiste na execução das medidas definidas na fase de planejamento, que deve trazer as tarefas e rotinas que serão adotadas.

Para que a fase de execução seja bem-sucedida, é importante promover o treinamento e a capacitação dos profissionais envolvidos nesses processos. Isso visa a garantir que todos estejam comprometidos e prontos para seguir o roteiro previsto e atingir as metas traçadas. 

Neste momento, é fundamental já começar a coleta de dados para avaliar os resultados de cada tarefa. O objetivo é facilitar a correção de rumos o mais cedo possível.

Checar

Trata-se da análise dos resultados que foram medidos e coletados na fase anterior. Nesta fase do método PDCA, as empresas devem comparar os dados que já têm em mãos com as metas traçadas. 

É isso que vai permitir a identificação de discrepâncias e o redirecionamento das ações ou da própria metodologia adotada no caminho certo.

Acompanhar os resultados de forma constante torna a fase de checagem mais fácil, já que uma possível correção de rumo exigiria muito menos esforço.

Durante esta etapa, é importante contar com ferramentas que sejam capazes de transformar os dados coletados em conhecimento. Ou seja, recursos que ajudem a analisar as informações com base nos KPIs definidos para fornecer resultados e insights precisos.

Agir

Após a análise dos dados do que foi realizado até o momento e o que foi planejado, é natural que haja diferenças. 

A etapa de ação do ciclo PDCA consiste em identificar a causa dessas discrepâncias e definir o que deve ser mudado e corrigido para gerar melhorias em determinado processo ou produto.

Caso tudo tenha corrido conforme o planejado e não haja necessidade de alterações, o plano de ação pode ser aplicado como previsto. Assim, o método PDCA pode ser refinado com o objetivo de beneficiar o próximo ciclo.

Baixe agora: Planilha | Plano de ação para construção civil

Como aplicar o ciclo PDCA na construção civil?

O uso do método PDCA pode auxiliar as empresas da construção civil em duas frentes: padronização e melhorias.

Por padronização entende-se a criação de diretrizes para a execução de projetos. Já as melhorias referem-se à repetição dos ciclos para trazer novos aprendizados e permitir a identificação de possíveis problemas.

O ciclo PDCA pode ser aplicado na rotina organizacional sempre quando houver a necessidade de solução de uma falha ou gargalo. No entanto, a aplicação dessa ferramenta nem sempre é fácil, sobretudo para as empresas que ainda não têm familiaridade com outras metodologias de gestão.

Outro ponto que deve ser considerado é que se trata de um modelo cíclico e, por conta disso, vai provocar mudanças constantes nos processos e rotinas.

Nesse sentido, o método PDCA deve ser encarado como uma mudança cultural, que deve se enraizar pouco a pouco na realidade da empresa, uma vez que as melhorias são cumulativas e graduais. É preciso que colaboradores e gestores estejam preparados para lidar com essas mudanças e saber aproveitá-las como vantagem competitiva.

Também é preciso lembrar que a adoção do ciclo só vai funcionar se for possível utilizar e quantificar as métricas mais relevantes para o negócio. Afinal, se a empresa não consegue medir os resultados, não poderá gerir seus processos.

Quando falamos especificamente de projetos, o PDCA auxilia na validação de ideias e processos e na busca por inovação. A metodologia melhora a gestão de projetos ao possibilitar uma visão global dos seus pontos fortes e fracos e dos desdobramentos da iniciativa.

Na gestão de obras, por sua vez, o ciclo PDCA pode ser aplicado a cada serviço que precisa ser feito no canteiro. Ele possibilita planejar a correta execução dos serviços, padronizando-os e garantindo a capacitação adequada da mão-de-obra para assegurar a qualidade dos resultados.

Como fazer a gestão eficiente de projetos da construção civil?

O ciclo PDCA é apenas uma das metodologias ágeis de gestão de projetos. Existe uma série de outras ferramentas e métodos que podem ser aplicados nesse sentido: Scrum, Kanban, Gráfico de Gantt, ciclo DMAIC, entre outros.

Não existe metodologia universal. A escolha vai depender das particularidades de cada empresa e de como ela se adapta a cada um.

Independente da escolha, é preciso que construtoras e incorporadoras contem com uma ferramenta adequada para acompanhamento dos projetos e para a criação de planos de ação para solucionar problemas e gargalos que acontecem no decorrer do projeto.

O Hinc é uma ferramenta de inteligência de dados que auxilia as empresas da construção civil a criar planos de ação mais robustos.

A partir da análise de dados e de indicadores estratégicos, a plataforma ajuda os negócios a executar, acompanhar e gerenciar todo o seu planejamento estratégico de forma centralizada.

Além disso, o Hinc combina diferentes metodologias ágeis para facilitar o gerenciamento dos projetos. Um exemplo é a aplicação do Kanban como forma de permitir a gestão visual dos planos de ação.

Conheça o Hinc, veja suas funcionalidades e possibilidades e saiba como podemos ajudar a sua construtora ou incorporadora!

Autor

Pesquise:

Quer uma gestão mais eficiente?

Converse com nossos especialistas e entenda como o Hinc pode se adaptar às suas necessidades.

Hinc Insights

Conteúdos mensais sobre liderança, dados, engenharia e finanças escritos por especialistas.